A Educação da Empatia para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ONU, determinou, em 2015, um novo marco global a fim de redirecionar a humanidade para um caminho mais sustentável. Como ponto central dessa agenda, com prazo estipulado para 2030, são os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS's). Conforme documentos da própria ONU, os propósitos dos ODS's é garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na Terra para todos, agora e no futuro. Obviamente, esse é um trabalho de extrema importância para todos nós, seres humanos, e alcançar tais metas seria uma mudança radical no panorama atual em que se encontra o nosso planeta.

Porém, cumprir esses objetivos demanda uma mudança profunda na forma como pensamos e agimos. Somente com o desenvolvimento de uma mentalidade mais global, que perceba, primeiramente, a necessidade de um mundo sustentável e que esteja disposta a assumir a responsabilidade e agir em prol dessa realidade. Essa mudança não acontecerá de forma espontânea nas mentes e corações. Ela demanda educação, e uma educação diferente daquela oferecida até o presente momento. Que inclua competências comportamentais que permitam a criação de pontes de compreensão e apoio mútuo entre grupos tão diversos e, por vezes, com visões e realidades antagônicas.

Tendo essa visão, a UNESCO, braço da ONU responsável pelo tema Educação, lançou um documento onde enumera e detalha os objetivos de aprendizagem para que as ODS's sejam realizadas. O interessante é notar que, em todos os objetivos de aprendizagem construídos para cada um dos ODS's, existe a presença do tema empatia como peça central de aprendizagem, direta ou indiretamente.

Por exemplo, no objetivo 2, ligado ao fim e segurança alimentar, existe um objetivo de aprendizagem que dispões que o educando deve ser capa de sentir empatia, responsabilidade e solidariedade pelas pessoas que sofrem de fome e desnutrição. Essa citação direta da empatia ocorre ainda em diversos outros objetivos, como o 5, que dispões sobre a igualdade de gênero, o 10, que se refere à redução de desigualdades, e o objetivo 16, que propõe promover sociedades pacíficas e inclusivas.

Mas o valor da Empatia para o alcance dos ODS's não se restringe a essas citações diretas. Em todos os demais objetivos de aprendizagem existem termos que, intrinsicamente, pressupõe a empatia. São termos como: colaborar com outros, mostrar sensibilidade para outras realidades, comunicar-se, interagir com as pessoas, desenvolver compromisso pessoal, conectar-se com outras pessoas, cooperar e colaborar, sentir-se responsável, influenciar grupos,...

Não existe mundo sustentável sem empatia, essa é a conclusão. E buscar o desenvolvimento dessa competência, em si mesmo e nos outros, é uma necessidade para aqueles que desejam ver um mundo melhor do que o que vivemos hoje.

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