Preparando um líder para a diversidade


No post da semana passada, falei sobre a dificuldade de lidar com a diversidade, sendo ela expressa em qualquer um de seus formatos: gênero, étnica, direcionamento sexual, pensamento, etc. Apesar da dificuldade de lidar com as diferenças, não existe outro caminho para o profissional que deseje ocupar uma posição de liderança dentro de uma organização. As mudanças sociais e tecnológicas semearam um ambiente múltiplo, no qual padrões claros estão sendo substituídos por diferentes visões de mundo construídas pela leitura individual das informações disponíveis em enorme quantidade. Hoje, cada pessoa possui crenças e opiniões diversificadas dos demais, construindo uma sociedade do diferente.

Frente a essa realidade, como preparar as lideranças para que criem um ambiente produtivo e harmonioso, mesmo diante de tantas diferenças? Para dar uma resposta, recorro aos quatro grupos de competências estabelecidos pela educação socioemocional: conhecimento de si mesmo e o outro, atitudes e valores positivos, tomada de decisão responsável e habilidades de interação social.

O conhecimento de si mesmo e do outro envolve o reconhecimento dos seus próprios sentimentos e, posteriormente, a capacidade de lidar e gerenciar esses sentimentos. Talvez seja o maior de todos os desafios a fim de desenvolver uma inteligência mais ampla, uma vez que exige a capacidade de prestar atenção em si mesmo e de utilizar as opiniões daqueles que nos conhecem para entendermos como reagimos a cada situação da vida e, especificamente, do nosso trabalho. Essa competência serve de base para o desenvolvimento da empatia, que vem sendo muito falada no mundo dos negócios, isto é, a capacidade de perceber a perspectiva do outro.


A atitude e valores positivos tem ligação direta com o respeito que temos pelo outro e por suas realidades individuais. Esse respeito só é possível quando desenvolvemos nossa capacidade de empatizar e serve como alicerce para o convívio com o diferente. Uma vez que temos entendimento das nossas emoções e das emoções dos demais, o que oferece a oportunidade de um relacionamento respeitoso, estamos prontos para tomar decisões que levem em consideração tanto os objetivos traçados quanto as pessoas envolvidas. Finalizando essa trilha de desenvolvimento, implementar uma decisão demanda a capacidade de comunicar, negociar, cooperar e buscar ajuda, quando necessário. Durante as próximas semanas iremos discutir com mais detalhes cada um desses grupos de competências e como desenvolvê-los.

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