Mais Cristo, menos Noel!



E chegou mais um Natal! Entre as filas para realizar as compras para a ceia, o corre-corre para achar os presentes para aqueles que amamos, os engarrafamentos para ver a decoração especial para a data, e as intermináveis despedidas marcadas pelos muitos grupos aos quais pertencemos, sobra bem pouco tempo para parar e refletir. Sim, refletir! Esse poderia ser o momento ideal para deixarmos de lado um pouco o frenesi no qual vivemos e pensarmos sobre valores, sobre nossos valores e sobre como podemos nos aproximar um pouco mais do exemplo de Cristo.


Não me refiro ao Cristo rei, com uma coroa de ouro na cabeça, imagem construída em algumas obras de arte, como se a riqueza material sugerisse uma superioridade espiritual. Refiro-me ao Cristo nascido em uma manjedoura, em meio a animais. Ao menino pobre que, ao crescer, deu exemplos de compaixão, de cuidado, de fé suprema na humanidade e de preocupação constante com os mais humildes, eternizadas nos evangelhos.


São esses os valores fundamentais que Cristo trouxe ao mundo. Deixemos de lado o exibicionismo de Noel, dos presentes exagerados, dos excessos. Noel transformou-se em um ditador do consumismo, em um ser insensível frente aos sonhos e desejos de tantos, apagando o brilho no olhar daqueles que não tem dinheiro para merecer seus presentes. Deixemos que Noel morra crucificado e que Cristo ressuscite dentro de nós! 







Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas